A partir de 1º de Janeiro deste ano, tivemos em vigor uma nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), onde as exigências afim de diminuir a emissão de poluentes do Brasil ficassem cada vez mais rígidas.
Com essa nova regra em vigência, diversas montadoras que atendem o nosso país, como por exemplo: VW, HYUNDAI, HONDA, entre outras, precisaram realizar modificações para que seus veículos fossem aprovados nos testes que são propostos pela Proconve. E com a FIAT não foi diferente, a TORO Diesel 2022 além de mais econômica também passou a utilizar o sistema do tanque Arla 32 no modelo Diesel, esquematização que já havia sido incorporada no JEEP Commander e Compass.
MAS O QUE É O TANQUE ARLA 32? PARA QUE ELE SERVE?
Arla 32 é a denominação dada ao agenda redutor essencial, que atua na emissão de poluentes transformando os tóxicos óxidos de nitrogênio em materiais não-nocivos como gás nitrogênio e água. Seu nome é a abreviação de Agente Redutor Líquido Automotivo, composta por 32,5% de ureia de alta pureza (daí surgiu o número 32 que compôs o nome do reagente). Este reativo faz parte da Redução Catalítica Seletiva (SCR), e em sua execução ele faz a fusão com os gases gerados pela combustão no motor e que logo em seguida vão para o catalisador onde ocorre a reação com o Óxido de Nitrogênio (NOx) e gera vapor de água e gás nitrogênio, que não são prejudiciais ao meio ambiente.
REALIZANDO O AUMENTO DE POTÊNCIA…
Após as atualizações, tivemos a oportunidade de receber 1 unidade da Nova Fiat Toro Ultra 2022 com Tanque Arla 32 em nossa unidade de Campinas-SP para realizar o acerto especifico do dispositivo plug and play em conjunto com a TORK ONE para este modelo que em sua ficha técnica original possui 170 cavalos e 35,7 KGFM de torque.
Durante as aferições originais em nosso Dynomet, em sua melhor passada este veículo gerou a potência no motor de 152.8 cavalos e 38 KGFM de torque, potência congruente aos modelos da mesma família (Renegade, Compass, Commander).
O próximo passo foi realizar a instalação do Piggyback Tork One e a medição final com o setup específico para esta versão da Fiat Toro onde foi extraído em sua melhor passada, a potência no motor de 172.8 cavalos e 41.3 KGFM de torque.
O Piggyback também conhecido como, “chip” ou “Módulo de Potência” de forma resumida manipula sinais de sensores e atuadores de forma que a Central de ECU (injeção) possa continuar controlando o sistema de injeção normalmente, suprindo as devidas diferenças que são solicitadas pelo equipamento, resultando no aumento de potência e torque no veículo.
Confira abaixo a comparação no gráfico de potência e torque da nova Fiat Toro Ultra 2022 original e com o Piggyback Tork One:
Ficou interessado em saber como foi realizado o processo de acerto em dinamômetro deste veículo? Clique no link para ser direcionado diretamente ao canal da TORK ONE no Youtube:
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